30 de Maio


Das Magnificat verdeutscht und ausgelegt durch D. Martin Luther Aug. 1521. (Thiele) - Weimarer Ausgabe (WA7, 538-604.

"E sua misericórdia dura de uma geração a outra, para os que o temem." (Lc 1.50). 

"Eu sou teu Deus forte e zeloso, que castiga os pecados dos pais nos filhos até a terceira ou quarta geração, aos que me odeiam, e sou misericordioso a milhares de gerações aos que me amam e guardam seus mandamentos". (Ex. 20.5s.).

No Magnificat traduzido e explicado pelo Dr. Martinho Lutero (ags.), assim escreve: Temos que nos acostumar-nos à Escritura que entende sob "gerações" a sequencia da procriação ou do nascimento natural, ou seja, os nascimentos sucessivos de um ser humano do outro, como dito acima. Por isso a palavra alemã Geschlechter - "gerações"- não satisfaz. Pois denominamos de "gerações" as parentelas e o conjunto de parentes consanguíneos. Aqui, porém há que ter o sentido da sucessão natural do pai aos filhos, chamando-se cada membro dessa sucessão uma geração, de sorte que penso que não fica mal traduzi-lo do seguinte modo: "E sua misericórdia dura de filho para filho, para aqueles que o temem". Essa maneira de falar é muito comum nas Escrituras, tendo sua origem nas palavras de Deus onde ele diz no monte Sinai em conexão com o Primeiro Mandamento a Moisés e todo o povo:  "Eu sou teu Deus forte e zeloso, que castiga os pecados dos pais nos filhos até a terceira ou quarta geração, aos que me odeiam, e sou misericordioso a milhares de gerações aos que me amam e guardam seus mandamentos". (Ex. 20.5s.).

Desde minha infância e adolescência procurei colher informações sobre o que teria acontecido com a Firma do estimado e inesquecível avô materno Emilio Arthur Berger, que foi encerrada em 1962. Este fato afetou a todos os seus filhos vindo até as gerações atuais. Desde a década de 1930 quando residia na Várzea do Agudo foi amigo muito próximo do também estimado Pastor Richard Rudolf Brauer. A amizade prosseguiu durante décadas quando o avô se mudou para Agudo e construiu a sua residência defronte a Igreja Evangélica de Agudo. O mesmo Pastor Brauer foi quem me Confirmou em 1975, na Igreja Evangélica de Agudo e a partir de 1992 passei a trabalhar no Museu Histórico do ICBAA fundado por ele. Permaneci colaborando até o ano de 2012.

Existem informações de um fato que ao que tudo indica teria provocado a perda da benção na vida do avô Emilio Arthur Berger, sua empresa e propriedades. Até então as coisas funcionaram perfeitamente, com racionalidade, uma contabilidade muito bem controlada, organização empresarial, liderança, prosperidade e em função disso a empresa acumulou um considerável patrimônio imobiliário e financeiro. Os funcionários trabalharam com dedicação e honestidade. Houve então um sério desentendimento com o Pastor Rudolf Brauer por causa da cobrança de uma cadeira de balanço (madeira vergada)

No dia 30 de maio de 1962 ocorreu em Agudo (RS), o encerramento das atividades da Empresa Berger & Filhos, do meu avô Emílio Arthur Berger.

Neste mesmo dia 30 de maio (de 2018), publico que a página de conteúdo na internet de Genealogia - Relação das Linhagens - encontra-se indisponível ao público e pesquisadores. A organização empresarial do mesmo modo foi encerrada.

Em 5 de setembro de 2018, na condição de neto de Emilio Arthur Berger entreguei uma cadeira nova muito semelhante ao da época para a filha do Pastor Siegried Brauer. (Quitada no dia 21/12/2018). 

As palavras do Êxodo 20.5 se cumpriram: "Eu sou teu Deus forte e zeloso, que castiga os pecados dos pais nos filhos até a terceira ou quarta geração, aos que me odeiam, e sou misericordioso a milhares de gerações aos que me amam e guardam seus mandamentos". (Ex. 20.5s.).

Acima de tudo permanece a fé e o amor no Senhor Deus e em Jesus Cristo.

O Senhor não rejeita ninguém para sempre. Ele pode fazer a gente sofrer, mas também tem compaixão porque o seu amor é imenso. (Lamentações 3, 31-32). 

William Werlang

30 de maio de 2018.
___________________________________________________________

30 de maio do ano 70 d. C. Data marcante para os judeus, quando de sua expulsão de Jerusalém pelos romanos. Os judeus deixam de ter sua pátria e se espalham pelo mundo.

30 de maio de 1962: Conforme registros da empresa Berger & Filhos (do avô Emílio Arthur Berger) outrora uma pujante Casa Comercial em Agudo, que por décadas foi a maior da região, teve suas portas encerradas nesta data icônica. Estudos indicam que Luiz Berger, vinda de Schweidnitz na Silésia, seria descendente de uma família de judeus convertidos ao luteranismo.

Última atualização:
20/07/2019.

Comentários